segunda-feira, 6 de setembro de 2010

A Bahia, estação Primeira do Brasil!



O que é que a Bahia tem?
Estava tudo programado para seguirmos até Feira de Santana-BA que fica a 771km de Recife-PE, pra descansarmos para no dia seguinte continuar nossa viagem de carro até o Rio de Janeiro. Ao entrarmos no estado da Bahia, eis que surge uma vontade incontrolável de entrar em Salvador, isso implicaria em mais 100 KM, e resolvemos ir.
Logo na entrada de Salvador, ficamos presas num engarrafamento na Av. Paralela, o trânsito simplesmente não andava e já era quase 19 hs e nenhum pelourinho à vista, sem contar que o GPS dizia uma coisa e as placas e as pessoas locais indicavam outra. Enfim, fomos parar do lado do circuito Barra/Ondina, que graças a Deus uma boa alma apareceu e disse, me siga até pertinho do pelourinho que eu te digo como chegar lá, e assim fomos. Chegamos ao pelourinho quase 21hs, um homem atleta guardador de carro correndo atrás da gente e Paty a gritar, eu to com medo Jaina, aqui é muito esquisito, e eu na tranqüilidade de quem tinha ficado no volante quase duas horas dizia, calma que agente fica um pouco no pelô, vc come acarajé e a gente vai atrás de uma pousada pra dormir. O Flanelinha cobrou nada mais, nada menos que R$15 pra gente deixar o carro do lado mesmo do pelourinho (e eu vivia reclamando do Recife antigo que cobram R$ 5,00) rsrsrs, enfim lá íamos nós duas caminhando pelas ladeiras quando escuto uns gritos: Jai, Jaina, Jainaaaaaaaaaa... Eu pensei, eu to tão cansada que estou ouvindo vozes, mas quando olho pra traz vejo duas amigas de Recife que eu não via há quase 3 anos. Fomos convidadas a ficar no apartamento que elas alugaram ali do ladinho, e ainda nos mostraram boa parte das ladeiras, claro que eu e Paty mortas de cansadas queríamos ir pra o AP delas dormir, mas elas disseram, vamos aqui no Restaurante de Clarindo (Bar e Rest. Cantina da Lua, do seu Clarindo que vive fazendo cinema e o ultimo filme que participou foi Quincas Berro d ´agua), entramos e já fomos recepcionadas com um grupo de samba maravilhoso, um sorriso e um abraço bem demorado e apertado de seu Clarindo, o bar LOTADO. Eu tomava um gole de cerveja e deitada a cabeça na mesa por 10minutos, arrasada, com sono, Paty quase mais ou tão arrasada quanto eu, só que escuto meu nome de novo, o cara do samba me chamando pra cantar, eu não sei o que aconteceu, comecei a cantar, Paty se animou e começou a sambar, quando percebi o bar INTEIRO estava sambando, cantando comigo a galera passava na calçada e ficava filmando, a quantidade de gringo que parou tentando sambar foi inacreditável, e os gringos com nota de R$50,00 na mão gritando, o branca da Bahia (ganhei quase o meu cachê em 20 minutos de apresentação) e eu sem nenhum sinal de cansaço, e sem acreditar no que estava acontecendo! Até as 2 da madrugada a gente curtindo Salvador, ganhei Abará de uma Baiana linda, ganhei cervejas, fiz uns amigos novos de São Paulo e daqui da Bahia, e ainda tem gente que pergunta o que a Bahia Tem! A Bahia tem um encanto que só vc vindo pra descobrir Tb!

Nenhum comentário: