domingo, 8 de agosto de 2010

Hoje - Dia dos Pais! Hoje - Dia da minha irmã!!

Eu venho cheia de recordações de um tempo em que eu chorava amargamente a perda do meu pai.
Sou a caçula de três filhas mulheres, e minha mãe passou a gravidez inteira com meu pai me chamando de Roberta, claro que quando nasci, não sei porque meu pai mudou de idéia e resolveu acatar a sugestão da minha tia Moça para que eu me chamasse Jaina ou Jasna, ele escolheu Jaina(ainda bem porque eu particularmente amo meu nome).
Lembro das tardes maravilhosas percorrendo a cidade na garupa da bicicleta dele, esse era sem duvida um grande motivo de me estampar um sorriso no rosto, estar com ele andando pela cidade.
Aos seis anos de idade acordei com uma notícia péssima, minha tia Vera desesperada gritava acorda acorda que seu pai morreu! Imagina acordar assim, sabendo disso, e o que mesmo era essa tal de morte meu Deus?!?!
Aos poucos eu fui descobrindo o que danado era a MORTE!
A morte era uma saudade sendo cravejada todos os dias no seu peito, que se você não tomar muito cuidado, a saudade poderia inclusive transformar seu coração em pedra.
A saudade no meu caso não era arrumar o quarto do filho que já morreu, mas era pra mim o vazio das reuniões escolares, a falta da voz firme dentro de casa, era o equilíbrio ao tentar andar de bicicleta, a saudade foi um rio de lágrimas durante anos na minha infância, adolescência e juventude.
Eu te juro que procurava nos pais de todas as minhas amigas UM PAI pra mim tb, e assim eu cresci, chamando o pai e a mãe da minha melhor amiga Carla de pai e mãe (mas essa é outra história que vou contar depois).
Minha mãe ficou viúva aos 33 anos de idade, meu pai faleceu com 37 anos, deixou uma filha de 12 anos (Janaina), uma de 8(Janina) e eu de 6 anos.
Eu ouvia dia após dia a mesma resposta da minha mãe quando perguntavam, Lilia(apelido dela, mas o nome de batisto era Maria Aparecida) vc não vai se casar de novo não? E mainha respondia, vou sim, quando morrer e reencontrar Joãozinho. E foi assim, durante quase 23 anos de espera por esse reencontro. Minha mãe nunca namorou, nem refez sua vida com outra pessoa, viveu apenas para as três filhas e para um marido que ela tinha certeza que iria reencontrar.E eu acredito que eles estão juntos agora, em cada uma de nós 3 estão vivos, e estamos aqui levando um pedaço deles para o mundo.
Hoje, não sei se pela primeira vez, passarei um dia sem lágrimas!!!
Porque além de sentir a presença do pai excelente que tive todos os dias, hoje é aniversário da minha irmã Janina.
Tem dia melhor pra ela homenagear as irmãs, amigos e familiares que estão aqui?
Hoje será um dia iluminado no meu coração, porque comemoro a VIDA de uma das pessoas que mais admiro, minha irmã e amiga!
Obrigada senhor por nunca deixar nossa vida vazia, porque se olharmos bem ao nosso redor, perceberemos o quanto somos completos, e eu sou muito completa!

Um beijo no seu coração e Feliz dia dos Pais!

Um comentário:

Anônimo disse...

Deus e maravilhoso mesmo! te deu o dom de ter uma voz marcante. UMA INTREPRETAÇÃO QUE NUNCA VI IGUAL.Eu acho,que ja te conheço. que pretençao a mha.VC ME SURPREENDE A CADA APRESENTAÇAO SUA.Musica e Jaina se fudem no palco.Vc é pura emoçao,e essa emoçao, nos contagia.OBRIGADA SENHOR!por nos presentear com esse pessoa linda! chamada JAINA ELNE.(E AINDA POR CIMA ESCREVE MUIITO) bjs no seu coração. branquela rs.